GOOGLE, BLOGS , ORKUT , MSN, etc. O que mudou na vida do dentista com as mais novas ferramentas de comunicação do século





                Quem nunca foi convidado a participar do famoso bate papo no msn , ou até mesmo a fazer parrte da rede de relacionamentos de um amigo/a tais como orkut, facebook, etc?
         No fundo , qual a relação dessas novas ferramentas de comunicação com o dia a dia do relacionamento do dentista com a web.
              Para entendermos este aspecto sobre relacionamento com a web, precisamos voltar um pouco ao início dos anos 90 quando a maioria de nós fizemos o nosso primeiro e-mail (correio eletrônico). Para o pequeno usuário , uma novidade , para o grande usuário passou a ser requisito na hora de planejar e abrir seu novo negócio. Nos dias de hoje a evolução foi tamanha que estamos diante de uma rede de relacionamentos tão extensa onde podemos fazer e otimizar muitas coisas com apenas alguns cliques, como ir ao banco por exemplo.
         Com a implantação do conceito de SER DIGITAL , a partir do e-mail e da construção de websites/homepages as pessoas e as empresas conquistaram literalmente o mundo com relação a expor suas idéias, marcas e produtos , e com isso novas formas de comércio foram criadas. Por exemplo  : quem nunca comprou até hoje um produto pela internet? Se não comprou um dia ainda vai comprar , pois a experiência é fantástica , a comodidade e os prazos funcionam de verdade, além da política rígida de segurança existente hoje na grande rede. Visitem alguns sites de comércio eletrônico, tais como : submarino.com.br, americanas.com dentre outros.
          Para o nosso foco de discursão, vamos aplicar alguns conceitos à Odontologia.
         A Odontologia evoluiu muito nos últimos 10 anos. Fazendo uma breve analogia , a pouco tempo não se sabia que era possível sustentar uma prótese 100% sobre implante, os protocolos viraram a grande febre do momento para solução de casos de pessoas edêntulas que mal conseguiam sustentar suas próteses inferiores e /ou superiores , a grande percepção nisso tudo que é importante entender, é  que a comunicação mudou e que temos que nos adptar a ela.
         Afinal o que é um BLOG? Para que serve o tal TWITTER? Como posso usar o meu site como ferramenta de vendas de minhas idéias , produtos e serviços?
         Respondendo a essas questões entenderemos que , um BLOG é uma forma de interação com seu cliente /paciente via web , da forma mais coloquial possível. Imaginem que vocês podem hoje contar casos de sucesso, expor novas tecnologias , contar novidades ,  relatar novas experiências profissionais, ou seja, tudo aquilo que não dá tempo de conversar com o paciente na cadeira e que você gostaria que ele soubesse ganhou um espaço especial na web para que o seu cliente/paciente possa interagir com você e continuar te admirando pelo seu conhecimento , profissionalismo e ética.
         Com o TWITTER estamos tendo a oportunidade de conhecer uma ferramenta instantânea e dinâmica que interage com perguntas , respostas ,citações , curiosidades , oportunidades de negócios , educação , conscientização e relacionamento com o desafio de sintetizar esse conteúdo em até 140 caractéries. Imaginem um torpedo virtual em massa gratuito. É dessa forma que entendo que podemos utilizar o TWITTER na Odontologia interagindo com o maior número de pessoas possível dentro da sua rede de relacionamentos e  isso não é difícil, pois graças mais uma vez a evolução tecnológica podemos adicionar contatos diretamente desses portais de comunicação e importar contatos de diferentes redes de relacionamentos a qual faça parte . Por exemplo : posso convidar meus amigos do msn , do orkut, do facebook e de outros rapidamente sem ter que ir de um em um para tê-los nas minhas redes sociais.
           Com relação a publicidade , hoje já existe diversas formas de otimizar o seu site e trabalhar sua marca no GOOGLE de forma eficaz e aparecer na frente sempre. A internet nos possibilitou navegar e conhecer empresas, negócios e pessoas com uma velocidade infinitamente maior que na década de 80. Quando falamos em otimização de sites , segundo Prof. Conrado, Diretor da Publiweb e autor do livro GOOGLE MARKETING, estamos falando em trabalhar o lado esquerdo das suas aparições no site de busca GOOGLE e quando falamos em trabalhar sua marca no GOOGLE em termos publicitários , estamos falando trabalhar em lado direto da página de buscas do GOOGLE, ou seja , os links patrocinados. Neste momente cabe consultar um profissional qualificado da área para traçar uma estratégia dinâmica e prospera na web via GOOGLE, porém se você e autodidata comece lendo um pouco sobre ADWORDS e ADSENSE, com certeza terá uma luz sobre o assunto em questão , sem contar logicamente com os diversos recursos disponíveis pela marca eleita pela segunda vez consecutiva, a marca mais valiosa do mundo , o GOOGLE.




 Vejam algumas imagens das redes mais usados pelos brasileiros



























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            Espero ter contribuído de forma nítida e simplória o novo cenário virtual em que vivemos e devemos fazer parte.

Sucesso Pra Todos !!!!


Alexandre A. Silva  Filho

Consultor de Marketing e Gestão em Saúde
Bacharel em Marketing
MBA em Gestão de Negócio IBMEC / RJ
Especialista em Marketing e Gestão em Saúde
Diretor de Marketing da ATM2 Marketing e Design
Colunista do site Odontosites
Autor do Livro O ABC  do Marketing Odontológico







Um comentário:

  1. Alexandre!

    Seu blog é muito interessante. Sou dono de uma clínica de radiologia e estou usando os conhecimentos aqui fornecidos. Tenho um sistema de news no nosso site e peço licença para divulgar suas dicas nele tambem.
    Abraço e obrigado

    Claudio Fleig

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Agradeço o seu comnetário. Sucesso ! Alexandre Silva